quinta-feira , 28 março 2024

Salve vidas, torne-se doador de sangue regular

Foto: Erasmo Salomão / ASCOM MS


A cada bolsa de sangue doada, 4 vidas podem ser salvas, por isso, no Dia Nacional do Doador de Sangue, o Ministério da Saúde chama você para se tornar um doador regula
r

“É importante que a população se conscientize sobre a doação de sangue e se torne um doador regular para que os estoques de sangue tenham sempre uma margem positiva de bolsas coletadas e nunca falte para quem precisa. O processo é rápido e seguro para o doador e pode salvar milhares de vidas. Conheça, converse com quem é doador e procure um hemocentro mais próximo. Seu ato pode mudar uma vida”, disse o coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Rodolfo Duarte Firmino.

Embora o percentual de doadores de sangue de 1,6% da população brasileira esteja dentro da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora, o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar esse índice, estimulando que mais pessoas passem a ser doadores regulares, mantendo assim os estoques de sangue em níveis seguros.

É importante lembrar que não há um substituto para o sangue e a disponibilidade é essencial em diversas situações nos hospitais, como cirurgias e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a doença falciforme, a talassemia, e outras que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea. A manutenção dos estoques de sangue em níveis seguros em todo o país depende da doação regular de sangue que ainda é feita por uma pequena parcela da população brasileira.

Até setembro de 2019, 2,4 milhões de bolsas de sangue foram coletadas no Brasil. Levando em consideração que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, o quantitativo doado poderia salvar quase 10 milhões de pessoas, caso houvesse necessidade. A quantidade de bolsas de sangue coletadas no mesmo período de 2018 foi igual, 2,4 milhões. Em relação às regiões, o Sudeste foi o que realizou maior número de coletas de janeiro a setembro de 2019, com 1 milhão de bolsas de sangue, seguido pela região Nordeste (603 mil), Sul (435 mil), Centro-Oeste (211 mil) e Norte (178 mil).

Outro dado importante é com relação à frequência da doação. Dados divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que 42,9% das doações realizadas em 2017 foram de 1ª vez, 42% de repetição e 15% esporádicas. Além disso, a agência divulgou que, nas doações, há a prevalência dos tipos O+ e A+, contabilizando 43% e 30,7% das doações realizadas em 2017, respectivamente.

QUEM PODE DOAR SANGUE

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima de doações por ano é 4 vezes para o homem e de 3 doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de 2 meses para os homens e de 3 meses para as mulheres. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independente de parentesco. “Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você. Procure o hemocentro mais próximo e seja um doador regular”, reforça o coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Rodolfo Duarte Firmino.

SEGURANÇA DO SANGUE

Todos os litros de sangue coletados na rede pública de saúde passam por um teste chamado sorologia para identificação de doenças. Além disso, é realizado outro exame, chamado Teste NAT, que reduz a chamada janela imunológica para HIV, Hepatite C e B, tempo em que o vírus já está presente no doador e ainda não é possível sua detecção.

A coleta da bolsa dura cerca de 15 minutos, mas o processo de doação, da triagem até a doação leva em média 40 minutos. A coleta das bolsas de sangue é feita com material descartável, estéril, e de uso clínico.

Por Bruno Cassiano, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3587 / 3580

Veja Também

Número de casos de coronavírus no Brasil passa de 2 mil

Secretarias estaduais de Saúde contabilizam 2.100 infectados em todos os estados do Brasil. Foram registrados …

Proibição de aglomerações com mais de 10 pessoas e transportes de passageiros via mototáxi estão entre as novas medidas impostas pelo Governador de PE no combate ao coronavírus

Na tarde desta segunda-feira (23), o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, fez um …

Cachoeirinha-PE: Secretaria de Saúde estará monitorando e notificando pacientes que apresentem sintomas com síndromes gripais

Através de sua rede social, a diretora do Hospital Nair Alves Raimundo, Elizabete Santos, veiculou …

Brasil tem 25 mortes e 1.546 casos confirmados de coronavírus

Das mortes, 22 aconteceram em São Paulo (3,5% de mortalidade em relação aos casos confirmados …

Cachoeirinha-PE: Profissionais de saúde da rede municipal fazem apelo à população

(Foto: Divulgacão / Secretaria de Saúde de Cachoeirinha) Em todo o Brasil, funcionários de hospitais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *