sexta-feira , 29 março 2024

Pernambuco confirma primeiros casos de coronavírus

Informação foi divulgada em coletiva de imprensa
Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Informação foi adiantada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta quinta-feira (12)

Pernambuco confirmou os primeiros dois casos importados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) nesta quinta-feira (12). Os pacientes são um casal, uma mulher de 66 anos e um homem de 71 com viagem recente para a Itália, segundo país com mais casos do vírus no mundo. Ambos residem no Recife. Ela está em um hospital privado na capital pernambucana e ele está na UTI desta mesma unidade de saúde. Os sintomas relatados pelo casal são febre, tosse e problemas respiratórios. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa pelo secretário de Saúde do Estado, André Longo. 

Além dos dois confirmados, um dos 17 casos suspeitos do novo coronavírus trata-se de um contato desse casal. Esse paciente teve contato direto com os dois e está em tratamento domiciliar. Ele aguarda o resultado do teste para covid-19. Caso seja positivo, será o primeiro registro de contaminação local do novo coronavírus.


Em balanço divulgado na tarde de quarta-feira (11), a SES-PE havia informado que subiu para 17 o total de casos suspeitos no Estado. Outros 22 foram descartados, totalizando 39 notificações desde o dia 24 de fevereiro. Dos 17, três estão em isolamento hospitalar em unidades de saúde. Os demais foram encaminhados para isolamento domiciliar. Segundo a pasta, todos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica.

Os laudos oficiais do Instituto Evandro Chagas (IEC), do Pará, ainda não foram oficialmente divulgados, mas o secretário André Longo adiantou que mais sete casos foram descartados. Entre esses descartes, duas crianças. Com a confirmação dos casos, Pernambuco passa a ser o terceiro estado do Nordeste a registrar o vírus, acompanhado da Bahia, com três casos, e de Alagoas, com um caso.

Brasil
Até o fim da quarta-feira, o Brasil somava 69 casos confirmados do novo coronavírus. O Ministério da Saúde havia confirmado 52 casos à tarde. Em seguida, a Bahia registrou mais um e o hospital Albert Einstein, em São Paulo, divulgou a confirmação de 16 novos casos. Entre as novas confirmações, 11 ocorreram em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro, uma no Rio Grande do Sul e outra no Distrito Federal. 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia confirmou um novo caso no final da tarde desta quarta. Com a atualização em Pernambuco, ao menos oito estados e o Distrito Federal já têm registros do covid-19. O maior número ocorre em São Paulo, onde há 30 casos confirmados até o momento.

Uma análise do Instituto Pensi, centro de pesquisa clínica em pediatria do Hospital Infantil Sabará, aponta que, a partir do momento em que o Brasil tiver 50 casos confirmados de coronavírus, o país poderá chegar a mais de 4 mil casos em 15 dias e cerca de 30 mil casos em 21 dias. 

Pandemia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quarta que a covid-19, que infectou mais de 125 mil pessoas e matou quase 5 mil em todo o mundo, é uma pandemia.

O chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, estimou que, “nos próximos dias e semanas”, o número de casos, mortes e países afetados aumentará. A organização voltou a pedir aos países, porém, que atuem para “conter” a pandemia. “Devemos ser mais agressivos”, insistiu, , enfatizando que essa “pandemia” pode “ser controlada”.

Por PortalFolhaPE

Veja Também

Cachoeirinha-PE: Jovem atleta recebe Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores 

O atleta de Judô e Jiu-Jítsu, Thomas Alves, recebeu na última terça-feira (05/12), Moção de …

CACHOEIRINHA-PE: POLÍCIA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA MULHER SUSPEITA DE HOMICÍDIO

Crime ocorreu em Cachoeirinha no dia 21 de outubro de 2022, e a suspeita foi …

CACHOEIRINHA-PE: Prefeitura inaugura centro de acolhimento e apoio para crianças com autismo e com síndrome de down

O Prefeito do município de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, e sua comitiva, participou nesta sexta-feira (28), …

Canhotinho-PE: Ônibus de turismo tomba em Minas Gerais e deixa ao menos 32 feridos

Um acidente foi registrado na madrugada desta quarta-feira (12), na cidade de Salinas-MG. De acordo …

Canhotinho-PE: Homem é socorrido após sofrer acidente de moto na entrada da cidade

Um acidente foi registrado na noite deste sábado (08), no município de Canhotinho-PE. O motociclista, …

Um comentário

  1. Evillyn Vicente da Silva

    Bom , eu acho que todos nós precisamos ficar em casa , que QUEM tá com coronavirus é aquelas pessoas que nem ligaram para o coronavirus , ou são aqueles que ficaram saindo , aqui mesmo as pessoas estão nem aí pra nada, só dá pra ver as pessoas andando , fofocando na calçada e crianças gritando, agora eu vejo isso eu acho oque: ‘Meu pai cade os pais dessas crianças’ . Mais pelo jeito os pais estão nem aí pra nada , esses tipos de pais deviam ser presos, os polícias tinham estar andando e não só convidando os idosos a voltarem pra casa e sim as crianças por mim tinha que ser assim : Se tiver crianças brincando na rua tem que perguntar onde mora e prender ou multar os pais i responsáveis, por que estão vendo a situação e nem ligam .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *