quinta-feira , 28 março 2024

Acompanhe o plano de retomada econômica de Pernambuco

De acordo com os dados do gabinete de enfrentamento à covid-19, os números de casos, óbitos e a demanda sobre o sistema de saúde permanecem em queda no estado de Pernambuco de maneira geral, puxados pela Região Metropolitana de Recife.

Por isso, a partir de hoje (6), 50 municípios das Gerências Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana avançam para a 5ª etapa do Plano de Convivência com o novo coronavírus. Serão liberadas as atividades comerciais de vendas de automóveis com 100% da carga e os serviços de escritório com 50% da capacidade. Os jogos de futebol sem público e a retomada do polo de confecção permanecem suspensos. Na terça-feira (07), a situação dessas atividades será reavaliada. As regiões Agreste, Sertão e Mata Sul ainda não têm índices estabilizados, segundo o governo. 

O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 começou a ser colocado em prática no dia 1º de junho. O plano prevê a retomada gradual das 32 atividades econômicas em atuação em Pernambuco, dividida em 11 etapas, com ordem de flexibilização das restrições definida a partir dos critérios de relevância do segmento para a economia versus o risco que a atividade representa para a população. Todos os setores que têm atividades liberadas recebem orientações sobre o protocolo geral de atividade, com diretrizes de distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação, além de protocolos específicos de funcionamento para proteger trabalhadores e clientes.

Segundo o governo do estado, os dados de contaminação e mortes, além da taxa de ocupação dos leitos para pacientes da covid-19 são analisados e monitorados pelo comitê socioeconômico.

Semanalmente, o período é avaliado e, apresentando indicadores de controle ou estabilidade, a etapa é validada e o plano avança para a etapa seguinte. O monitoramento desses índices de saúde também são avaliados com recorte regional, o que baliza as decisões do governo para avançar onde há segurança e atuar com cautela nas regiões onde há índices fora da curva de estabilidade.

O estado foi dividido em 12 gerências regionais de Saúde (Geres), que podem avançar, estacionar ou recuar no plano, em resposta direta ao comportamento dos indicadores de saúde. Atualmente, dentre as 12 gerências, nove, espalhadas na Região Metropolitana, na Zona da Mata e no Sertão do Estado, estão na etapa 4 do plano. As outras três Geres, com sede nas cidades de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e de Palmares, na Zona da Mata, estão na etapa 2. A partir desta segunda, as Geres do Recife, Limoeiro e Goiana, que contemplam 50 municípios, avançam para a etapa 5.

Por Agência Brasil

Veja Também

Cachoeirinha-PE: Jovem atleta recebe Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores 

O atleta de Judô e Jiu-Jítsu, Thomas Alves, recebeu na última terça-feira (05/12), Moção de …

CACHOEIRINHA-PE: POLÍCIA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA MULHER SUSPEITA DE HOMICÍDIO

Crime ocorreu em Cachoeirinha no dia 21 de outubro de 2022, e a suspeita foi …

CACHOEIRINHA-PE: Prefeitura inaugura centro de acolhimento e apoio para crianças com autismo e com síndrome de down

O Prefeito do município de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, e sua comitiva, participou nesta sexta-feira (28), …

Canhotinho-PE: Ônibus de turismo tomba em Minas Gerais e deixa ao menos 32 feridos

Um acidente foi registrado na madrugada desta quarta-feira (12), na cidade de Salinas-MG. De acordo …

Canhotinho-PE: Homem é socorrido após sofrer acidente de moto na entrada da cidade

Um acidente foi registrado na noite deste sábado (08), no município de Canhotinho-PE. O motociclista, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *