quarta-feira , 2 dezembro 2020

Pernambuco registra segundo mês de queda no total de pessoas com sintomas de Covid, diz IBGE

Dados da pesquisa Pnad Covid mostram que julho foi o mês com menor pessoas com sintoma da doença no Estado

Coronavírus – Foto: AFP

Cerca de 82 mil pessoas em Pernambuco apresentaram sintomas conjugados associados ao novo coronavírus em julho, segundo informou, nesta quinta-feira (20), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados fazem parte da pesquisa Pnad Covid. O total equivale a 0,9% da população pernambucana e é o menor índice desde que a pesquisa começou a ser produzida, no mês de maio.

Em maio, 347 mil pessoas no Estado apresentaram os sintomas conjugados – equivalente a 3,6% da população, o maior índice até aqui. O total caiu para 146 mil em junho, 1,5% dos pernambucanos.  Em todo o País, 2,1 milhões de pessoas apresentaram sintomas conjugados, ou 1,0% da população.

De acordo com o IBGE, os sintomas conjugados são três: perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; febre, tosse e dor no peito. A pesquisa quantifica as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal, além de identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho.

Também em julho, 482 mil pessoas (5,6% da população) apresentaram algum sintoma relacionado à síndrome gripal em Pernambuco, uma queda de 27,1% em relação a junho, quando 661 mil pernambucanos tiveram os sintomas. Em maio, foram 1,28 milhão. 

Os sintomas gripais considerados nesta parte da Pnad foram febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor, e dor muscular. Os sintomas, reforça o IBGE, foram informados pelo morador e não indicam a existência de um diagnóstico médico.

Do total de 82 mil pernambucanos com sintomas de Covid em julho, 26 mil procuraram atendimento médico e os demais 56 mil não foram a nenhum estabelecimento de saúde. 

Por Folha de Pernambuco
 

Veja Também

Ocupação das UTIs públicas em Pernambuco sobe para 84%

Hospital Provisório no Recife – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR Pernambuco finalizou o mês de novembro, nesta segunda-feira …

Lajedo-PE: Adolescente de 17 anos é morto após tentar fugir de assalto

Um crime chocou a cidade de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, na noite desta sexta-feira …

Duplicação da BR-423, no Agreste de Pernambuco, deve ser realizada em breve

Obras estão previstas para iniciar em janeiro de 2021 Cerca de 17 mil veículos trafegam …

‘Best Friday’ da Celpe oferece até 30% de desconto na quitação de débitos

A distribuidora vai disponibilizar, a partir desta terça-feira (24), condições especiais para clientes interessados em …

OMS recomenda não ir a festas de Natal e Ano-Novo: “aposta mais segura”

Organização recomenda evitar aglomerações e encontros familiares no Natal e Réveillon; no mundo todo, vacinas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *