sexta-feira , 19 abril 2024

Escolas de Pernambuco preparam-se para volta às aulas presenciais

A partir do dia 6 de outubro, alunos do 3º ano do ensino médio das redes pública e privada do Estado retornarão às escolas

As escolas devem respeitar o distanciamento entre as bancas – Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

Restando menos de 15 dias para o retorno das aulas presenciais para os alunos do ensino médio em Pernambuco, as escolas do Estado já estão realizando os ajustes necessários para atender ao protocolo do setor. Nas escolas da rede pública, existe a garantia de que tudo vai estar pronto até o dia 6 de outubro, data em que alunos das turmas do 3º ano do ensino médio poderão voltar a frequentar os colégios. Já na rede privada, os estabelecimentos também asseguram que as regras serão seguidas.

Segundo o Censo da Educação Básica de 2019, do Ministério da Educação, existem 335 mil alunos matriculados no ensino médio no Estado. Desse total, cerca de 290 mil estão em turmas regulares da rede estadual, distribuídos em 758 escolas, de acordo com a Secretaria de Educação. As demais instituições são da rede privada. 

Na rede estadual, cada aluno vai receber três máscaras, assim como os professores e os demais profissionais das unidades. As equipes de cada escola começaram a voltar ao trabalho de forma gradativa na última terça-feira (22), para organizar a estrutura para acolhida dos alunos no próximo mês. 

No Ginásio Pernambucano, localizado na avenida Cruz Cabugá, totens de álcool em gel já foram instalados, assim como as salas de aula já estão sendo organizadas para que o distanciamento social seja respeitado. 

De acordo com o gestor do Ginásio Pernambucano, Daniel Oliveira, os alunos só vão entrar na escola em horários separados. “O nosso processo de organização já vem se encaminhando a medida em que a Secretaria de Educação iniciou as orientações. Fizemos redução das turmas a um terço do número de alunos, estabelecendo sistema híbrido, onde ele vai ter aula na escola e remota, os professores vão gravando e disponibilizando na mesma plataforma que utilizam, isso sem elevar a carga horária do professor”, contou. 

O gestor contou que, antes do dia 6, a escola da rede estadual estará pronta, e acredita em uma boa adesão dos alunos ao retorno. “As escolas estavam fechadas, mas ações estavam encaminhadas, totens de álcool em gel, termômetro para aferição de temperatura, reforma e manutenção do banheiro. Agora é a organização do espaço físico e até o início da próxima semana estaremos prontos. Cerca de 60% dos pais de alunos informaram que voltam às aulas, então acreditamos que deva ter uma demanda”, disse. 

O Colégio Dom, escola da rede privada de ensino, em Olinda, está pronto desde o mês de julho, com alterações na estrutura para receber os alunos. “Treinamos os funcionários, fizeram curso sobre sanitização de ambientes. Trabalhamos distanciamento, bancos que sentavam 3, agora só senta 1. Vamos distribuir máscaras, tem álcool em gel, pias para lavagem das mãos, e se sentir sintoma a recomendação é que fique em casa, porque vai ter a aula remota, híbrida”, disse o coordenador pedagógico Genildo Júnior. 

O coordenador destaca que as turmas foram divididas por meio da lista chamada. “Dividimos as salas pelos números da chamada, os alunos pares virão em determinados dias e os ímpares em outros. Toda troca de professor a sala será sanitização, álcool em gel, tentando melhorar e qualificar. A cada troca de professor teremos pelo menos 5 minutos para renovação do ar, portas e janelas abertas para essa circulação”, afirmou.

Por Matheus Jatobá da Folha de PE

Veja Também

Cachoeirinha-PE: Jovem atleta recebe Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores 

O atleta de Judô e Jiu-Jítsu, Thomas Alves, recebeu na última terça-feira (05/12), Moção de …

CACHOEIRINHA-PE: POLÍCIA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA MULHER SUSPEITA DE HOMICÍDIO

Crime ocorreu em Cachoeirinha no dia 21 de outubro de 2022, e a suspeita foi …

CACHOEIRINHA-PE: Prefeitura inaugura centro de acolhimento e apoio para crianças com autismo e com síndrome de down

O Prefeito do município de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, e sua comitiva, participou nesta sexta-feira (28), …

Canhotinho-PE: Ônibus de turismo tomba em Minas Gerais e deixa ao menos 32 feridos

Um acidente foi registrado na madrugada desta quarta-feira (12), na cidade de Salinas-MG. De acordo …

Canhotinho-PE: Homem é socorrido após sofrer acidente de moto na entrada da cidade

Um acidente foi registrado na noite deste sábado (08), no município de Canhotinho-PE. O motociclista, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *