quarta-feira , 19 janeiro 2022

Primeira vacinada é enfermeira do Emílio Ribas em SP

? Foto: Arquivo pessoal

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, se tornou neste domingo, 17, a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Ela foi imunizada com a CoronaVac, desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Mônica Calazans é diabética, obesa e hipertensa e trabalha há oito meses no hospital.

Com a aprovação pela maioria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo, do uso emergencial do fármaco, Calazans e outros profissionais de saúde indicados por hospitais públicos e que trabalham na linha de frente do combate à Covid-19 estão sendo vacinados pelo governo de São Paulo.

Diabética, obesa e hipertensa, a enfermeira faz parte de grupo de risco e trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Emílio Ribas, em São Paulo. A instituição é referência no tratamento de doenças infecciosas.

Em maio, quando a pandemia atingia alguns de seus maiores picos, Mônica Calazans se inscreveu para trabalhar no Emílio Ribas, mesmo ciente de que a unidade estaria no epicentro do combate à pandemia. A vocação falou mais alto, diz. A informação foi antecipada pela Folha de S.Paulo.

Mônica Calazans trabalhou como auxiliar de enfermagem durante 26 anos. O diploma universitário veio mais tarde, aos 47. Viúva e mãe, nem ela nem o filho de 30 anos se infectaram com a Covid-19. A família, entretanto, não passou isenta pela pandemia. Seu irmão caçula, auxiliar de enfermagem de 44 anos, ficou internado por 20 dias com a doença.

Mônica foi vacinada na tarde deste domingo, logo após ao pronunciamento do governador João Doria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela recebeu a imunização das mãos da enfermeira Jéssica Pires de Camargo, de 30 anos, mestre de Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo. Na sequência, Mônica recebeu do governador um selo simbólico com os dizeres “Estou vacinado pelo Butantan” e uma pulseira com a frase “Eu me vacinei”.

Fonte: O Globo

Veja Também

Canhotinho-PE: Covid-19 – Município inicia a vacinação de crianças de 05 a 11 anos, com comorbidades, nesta quinta-feira (20)

O município de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco, vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 …

Canhotinho-PE: Com armações a partir de R$ 49,90, a C&C Ótica realiza seu próximo exame de vista no dia 23/01

A C&C Ótica estará realizando mais uma sessão de exames de vista. Os exames serão …

Covid-19: Cachoeirinha inicia vacinação de crianças menores de 11 anos nesta terça-feira

Inicialmente serão vacinadas as crianças com comorbidades e/ou deficiência permanente e será necessária apresentação de …

Canhotinho-PE: Lar Espírita acolhe diariamente dezenas de crianças – Saiba como você pode estar ajudando!

O Lar Espírita André Luiz (LEAL), localizado no município de Canhotinho-PE, está precisando de sua …

Polícia prende suspeito de matar menina Beatriz com 42 facadas, em Petrolina

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) chegou, nesta terça-feira (11), ao autor do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *