sexta-feira , 19 abril 2024

Primeira vacinada é enfermeira do Emílio Ribas em SP

? Foto: Arquivo pessoal

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, se tornou neste domingo, 17, a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Ela foi imunizada com a CoronaVac, desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Mônica Calazans é diabética, obesa e hipertensa e trabalha há oito meses no hospital.

Com a aprovação pela maioria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo, do uso emergencial do fármaco, Calazans e outros profissionais de saúde indicados por hospitais públicos e que trabalham na linha de frente do combate à Covid-19 estão sendo vacinados pelo governo de São Paulo.

Diabética, obesa e hipertensa, a enfermeira faz parte de grupo de risco e trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Emílio Ribas, em São Paulo. A instituição é referência no tratamento de doenças infecciosas.

Em maio, quando a pandemia atingia alguns de seus maiores picos, Mônica Calazans se inscreveu para trabalhar no Emílio Ribas, mesmo ciente de que a unidade estaria no epicentro do combate à pandemia. A vocação falou mais alto, diz. A informação foi antecipada pela Folha de S.Paulo.

Mônica Calazans trabalhou como auxiliar de enfermagem durante 26 anos. O diploma universitário veio mais tarde, aos 47. Viúva e mãe, nem ela nem o filho de 30 anos se infectaram com a Covid-19. A família, entretanto, não passou isenta pela pandemia. Seu irmão caçula, auxiliar de enfermagem de 44 anos, ficou internado por 20 dias com a doença.

Mônica foi vacinada na tarde deste domingo, logo após ao pronunciamento do governador João Doria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela recebeu a imunização das mãos da enfermeira Jéssica Pires de Camargo, de 30 anos, mestre de Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo. Na sequência, Mônica recebeu do governador um selo simbólico com os dizeres “Estou vacinado pelo Butantan” e uma pulseira com a frase “Eu me vacinei”.

Fonte: O Globo

Veja Também

Cachoeirinha-PE: Jovem atleta recebe Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores 

O atleta de Judô e Jiu-Jítsu, Thomas Alves, recebeu na última terça-feira (05/12), Moção de …

CACHOEIRINHA-PE: POLÍCIA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA MULHER SUSPEITA DE HOMICÍDIO

Crime ocorreu em Cachoeirinha no dia 21 de outubro de 2022, e a suspeita foi …

CACHOEIRINHA-PE: Prefeitura inaugura centro de acolhimento e apoio para crianças com autismo e com síndrome de down

O Prefeito do município de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, e sua comitiva, participou nesta sexta-feira (28), …

Canhotinho-PE: Ônibus de turismo tomba em Minas Gerais e deixa ao menos 32 feridos

Um acidente foi registrado na madrugada desta quarta-feira (12), na cidade de Salinas-MG. De acordo …

Canhotinho-PE: Homem é socorrido após sofrer acidente de moto na entrada da cidade

Um acidente foi registrado na noite deste sábado (08), no município de Canhotinho-PE. O motociclista, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *