sexta-feira , 19 abril 2024

Teve contato com caso positivo para Covid e não conseguiu testar? Saiba o que fazer

Para quem não conseguiu realizar o teste, tem sintomas gripais e teve contato com alguém que positivou para Covid, é possível considerar o quadro de coronavírus

Os casos de Covid-19 estão se multiplicando pelo Brasil, em grande parte pela alta transmissibilidade da variante ômicron. Em Pernambuco, por exemplo, só nas últimas 24 horas, foram registradas 2.266 pessoas infectadas pelo vírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado na última sexta-feira (21).

Teste de Covid-19 – Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

O aumento no número de infecções tem pressionado o sistema de saúde em todo o País, principalmente porque a demanda por testes tem sido maior a cada dia. As grandes filas nos centros de testagem são uma realidade, isso quando já não é registrada a falta dos equipamentos para os exames. 

Muitas pessoas, por isso, estão ficando sem o diagnóstico. É aí que surgem as dúvidas, sendo esta a mais recorrente: tive contato com quem testou positivo para Covid-19, estou com sintomas, mas não consegui fazer o teste, o que devo fazer?

Segundo recomendação médica, o ideal, nesses casos, é considerar o quadro de coronavírus. “Tem que ficar isolado por 10 dias, segundo recomenda a Secretaria de Saúde Estadual”, explica o médico infectologista Bruno Ishigami.

“Se você mora com alguém e essa pessoa testou positivo e você não conseguiu fazer o teste, mas está com sintomas, pela epidemiologia é considerado caso de Covid também”, acrescenta o infectologista.

Por outro lado, há pessoas que não desenvolvem sintomas mesmo após ter contato com alguém que testou positivo. Na hipótese de não conseguir testar para Covid, neste caso, a recomendação é: “Se teve contato com alguém positivo por pelo menos 15 minutos e estava sem máscara (compartilhando refeição, conversando, no mesmo espaço), a recomendação é ficar isolado por 7 dias (sendo o dia 1 o dia do contato). Caso não tenha a possibilidade de ficar isolado, usar máscara pff2 (ou cirúrgica+tecido ou duas de tecido) para ir ao trabalho, evitar contato com idosos e pessoas mais vulneráveis nesse intervalo”, orienta Ishigami.

“Geralmente, se você for apresentar sintomas após contato com alguém positivo é até o 10º dia, mas, na maioria das vezes, apresenta sintomas até o 7º dia e pode apresentar sintomas até o 14º dia”, explica o médico.

Por Rodrigo Barros – Folha de Pernambuco

Veja Também

Cachoeirinha-PE: Jovem atleta recebe Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores 

O atleta de Judô e Jiu-Jítsu, Thomas Alves, recebeu na última terça-feira (05/12), Moção de …

CACHOEIRINHA-PE: POLÍCIA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA MULHER SUSPEITA DE HOMICÍDIO

Crime ocorreu em Cachoeirinha no dia 21 de outubro de 2022, e a suspeita foi …

CACHOEIRINHA-PE: Prefeitura inaugura centro de acolhimento e apoio para crianças com autismo e com síndrome de down

O Prefeito do município de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, e sua comitiva, participou nesta sexta-feira (28), …

Canhotinho-PE: Ônibus de turismo tomba em Minas Gerais e deixa ao menos 32 feridos

Um acidente foi registrado na madrugada desta quarta-feira (12), na cidade de Salinas-MG. De acordo …

Canhotinho-PE: Homem é socorrido após sofrer acidente de moto na entrada da cidade

Um acidente foi registrado na noite deste sábado (08), no município de Canhotinho-PE. O motociclista, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *