Caruaru e municípios das Zonas da Mata Norte e Sul enfrentam momento delicado
Caruaru, no Agreste, é um dos 85 municípios pernambucanos que ainda não avançou sequer para o segundo estágio do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. Isso por conta de os números de casos da doença, sobretudo os graves, continuarem em ascendente. O município, sede da quarta regional de Saúde do Estado, tem sido palco de cenas preocupantes. De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, há comércios não essenciais em funcionamento, quando deveriam estar fechados, e a área da Feira da Sulanca apresenta aglomerações sem qualquer ordenamento.
Nesta segunda-feira (22), Longo disse que, em breve, serão anunciadas medidas para essa região. Caruaru, segundo Longo, é o segundo município com mais residentes internados em leitos localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Atualmente, o município tem 1.615 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e outros 352 em investigação. São 59 munícipes internados, sendo 17 com diagnóstico já definido e 42 ainda aguardando resultado de exame. Outros 235 se encontram em isolamento domiciliar.
Além do Agreste, as Zonas da Mata Norte e Sul também seguem com restrições em relação ao comércio, sendo os municípios de Palmares, Água Preta, Escada e Goiana os mais afetados.
Por FolhaPE