Devido à pandemia do novo coronavírus, as vaquejadas terão que acontecer sem a presença do público em Pernambuco. A atividade foi autorizada desde a última segunda-feira (10), mas o protocolo com medidas de segurança contra a covid-19 foi divulgado nesta quinta (13).
O acesso aos locais dos eventos ficará, portanto, restrito aos competidores, ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), ao médico veterinário responsável, aos trabalhadores diretamente envolvidos com a produção e organização dos eventos e as equipes de apoio.
Medidas de segurança
Além da falta do público, as medidas básicas de segurança também devem ser cumpridas, como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento mínimo de um metro e meio entre os participantes e a higienização. As barracas de venda de artigos e de patrocinadores estão permitidas nos eventos, mas só uma pessoa poderá acessar o local. Caso se formem filas, é preciso respeitar o distanciamento.
O protocolo do governo estadual determina ainda que o organizador do evento deve providenciar local para lavagem adequada das mãos, com água, sabonete líquido e toalhas de papel descartável; além de álcool em gel nos locais de maior circulação de pessoas. É preciso também reforçar a limpeza e desinfecção das instalações, aferição de temperatura e identificação de pessoas com sintomas da covid-19.
Por NE10 Interior