Desde que as escolas tiveram suas aulas presenciais suspensas, em março de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, as famílias brasileiras (e de todo o mundo) tiveram que se adaptar à uma nova rotina: crianças em casa o tempo todo. E com um desafio a mais: participar das aulas de modo remoto.
Montar uma nova rotina da família, conciliar trabalho em home office com a escola dos filhos, além de tentar dar conta de todas as outras tarefas de casa foi (e está sendo) um desafio para a maioria dos pais, professores e principalmente, alunos.
No entanto, mesmo com todas essas dificuldades de ensino a distância, destacamos a dedicação e a participação de oito alunos da rede municipal de ensino da cidade de Cachoeirinha, pois, não só pelo cumprimento das tarefas escolares diárias, mas por terem se destacado e serem selecionados à participar do CONCURSO LER BEM, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, com alunos de turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino.
Uma decisão não muito fácil para o corpo de jurados que teve a difícil tarefa de escolher o vencedor (a), diante de tamanhas apresentações. Ouvir os estudantes, foi se transportar para dentro da história, onde até as vozes dos personagens eles faziam. Mas, em uma competição só um leva o prêmio, e foi o garoto Victor Emanuel, estudante da Escola Professora Tarciso Soares do Couto, tendo como professora: Maria Lucélia, coordenadora: Gilvaneide Almeida e gestora: Crisllaynne Diniz.
O concurso ‘Ler Bem’ tem como objetivo incentivar a formação de jovens leitores nas escolas da rede pública. O aluno Victor Emanoel, após passar por todas as etapas do concurso e vencer os semifinalistas, irá disputar a grande final na seletiva regional. Ele é o único representante de Cachoeirinha.
“É muito importante a realização desse concurso, pois é mais uma maneira de incentivar a leitura entre os alunos. Ficamos felizes em perceber a dedicação deles. Parabéns para todos os alunos que participaram, em especial ao Victor que muito bem representará o município na final”. – enfatizou o prefeito, Ivaldo Almeida.