O município de Cachoeirinha registrou, até esta terça-feira (29), 02 casos de Síndrome Gripal (SG) com resultado positivo para Influenza H3N2. A doença é um tipo do vírus da gripe Influenza A (H3). As pacientes infectadas são mulheres e ambas estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Uma delas está internada no Hospital Mestre Vitalino na cidade de Caruaru, e a outra em um Hospital no Recife.
Segundo nota emitida pela secretaria de saúde, houve um aumento na procura por atendimento na emergência do Hospital Nair Alves Raimundo, onde 85% dos pacientes que são atendidos apresentam sintomas gripais.
“Estamos intensificando as ações de vigilância em saúde, no intuito de identificar, prevenir e controlar a doença.” – Declaração emitida pela secretaria de saúde
Recomendações da Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco
As festas de final de ano estão chegando e a SES-PE reforça a necessidade de continuar seguindo as medidas de prevenção contra as síndromes gripais, a exemplo do uso da máscara, distanciamento e higienização das mãos. Essas precauções, podem diminuir a chance de contágio da Covid-19 e suas variantes, além da gripe influenza.
Segundo a SES, a síndrome gripal apresenta alguns sintomas clássicos como a febre, a dor no corpo, a coriza. Se a pessoa estiver com febre que persiste por mais de 24 horas, o recomendado é ir a uma Unidade Básica de Saúde ou em uma urgência para ser avaliado devidamente.