Canhotinho-PE: Jibóia é encontrada na EREM JG e proporciona uma aula de conservação e preservação
Uma jibóia foi encontrada nos arredores das EREM Jerônimo Gueiros, no município de Canhotinho-PE. A cobra foi encontrada nesta quarta-feira (03) e solta na quinta-feira (04).
De acordo com a bióloga e gestora da EREM JG, Valéria Godoi do Nascimento: um exemplar da espécie Boa constrictor, jibóia, teve um encontro inusitado com os trabalhadores na quadra de nossa escola. Essa espécie de ofídio não possui peçonha (veneno), mas o termo constrictor, presente em seu nome científico, está relacionado com uma capacidade dessa serpente de matar a presa pela constrição de seu corpo.
Ainda de acordo com a gestora, a jibóia encontrada no ambiente externo de nossa escola nos proporcionou, no momento de sua soltura, a experiência única de conscientização e perpetuação das espécies nativas a fim de preservarmos sua vida e objetivarmos a perpetuação de sua espécie, pois se trata de uma fêmea adulta e saudável que, ao contar com seus instintos evolutivos, irá, junto com um macho adulto, deixar para posteridade filhotes que garantirão o propósito evolutivo da espécie em seu ambiente natural. Em uma pequena aula de campo, soltamos nossa visitante exótica com a ajuda do bombeiro Ricardo que, com sua experiência, garantiu a segurança de todos estudantes, bem como a segurança do próprio animal. Por fim, destacamos como um momento inesperado destes pode proporcionar afetividade, aprendizado e curiosidade aos educandos. A Educação ambiental é um processo educacional que deve ser contínuo e formador de cidadãos éticos com senso de conservação e preservação dos nossos biomas.