O Prefeito do município de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, e sua comitiva, participou nesta sexta-feira (28), da entrega da Casa Multidisciplinar – um Centro de apoio que acolherá crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e com Síndrome de Down, oferecendo um atendimento multidisciplinar com fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos, todos com formação em ABA, e futuramente, um neuropediatra e um terapeuta ocupacional, onde as crianças terão a oportunidade de participar de atividades estratégicas de bem-estar, desenvolvimento motor, cognitivo e social, para que se desenvolvam e se adaptem ao mundo ao seu redor.
Para ter acesso aos atendimentos na Casa Multidisciplinar é necessário ter um encaminhamento de um médico neuropediatra, onde este estará dando um parecer se o paciente tem alguma ligação com o autismo ou com a menor das funções cognitivas, ou seja, com menos interferência e necessidade de suporte em seu dia a dia.
Atualmente, 100 (cem) crianças estão sendo assistidas pelo município. Dessas, 85 (oitenta e cinco) são autistas, e 15 delas são acometidas pela síndrome de down e outras deficiências intelectuais ou cerebrais.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: das 7h30 às 11h30
Sábado: 8h às 11h / 13h às 17h
*** As carteirinhas de autistas antes feitas no CREA, agora as famílias podem se dirigir diretamente à Casa Multidisciplinar.
“Contamos com uma equipe formada e capacitada de profissionais de diversas áreas e assim reforçaremos a assistência às crianças com autismo, down e outras deficiências, bem como aos seus familiares”. – Destacou Ivaldo Almeida
A Casa Multidisciplinar foi criada com recursos próprios e carregará o nome do ex-vereador Antônio Pinheiro Xavier, conhecido como “Milton do Ônibus”, assasinado em dezembro de 2022.
(Fotos e vídeo: Divulgacão/Secretaria de Administração)