Nesta sexta-feira (02), foi divulgado que cerca de 26 mil doses de vacina Astrazeneca, contra a covid-19, fora da data de validade, foram aplicadas até o dia 19 de junho, em 1.532 municípios brasileiros.
A cidade de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco, está entre as cidades que não teve aplicação dessas vacinas.
Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o erro vacinal pode chegar até 1.268 doses. Por meio de nota, a secretaria informa que “já entrou em contato com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde para acionar os municípios que tiveram registro no sistema de aplicação de doses vencidas para que o gestor municipal, responsável pela aplicação das doses na população, avalie os casos, para verificar se a informação procede ou se foi erro de digitação, e faça a busca ativa das pessoas que efetivamente foram imunizadas com doses fora da validade”.
As informações foram publicadas em reportagem nacional da Folha de São Paulo, nesta sexta-feira, com dados que constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde.
Ainda segundo os dados levantados pela reportagem da Folha, Ipojuca foi o município mais atingido na Região Metropolitana do Recife e em Pernambuco como um todo, com 279 doses aplicadas com o prazo de validade vencido. Olinda (17) e Jaboatão dos Guararapes (13) vêm em seguida na região. A capital pernambucana registrou apenas duas doses aplicadas fora da validade.
Confira o lote na carteira individual de vacinação. Conforme o Ministério da Saúde, a orientação é que as pessoas que receberam a vacina vencida procurem um posto de saúde com a carteira de vacinação, para registro do erro e para receber orientações.
Quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente.