terça-feira , 19 março 2024

Ocupação das UTIs públicas em Pernambuco sobe para 84%

Hospital Provisório no Recife – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Pernambuco finalizou o mês de novembro, nesta segunda-feira (30), em um cenário delicado em relação à Covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) no último dia do mês, a ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI) da rede Pública de Saúde chegou a 84% de um total de 829 vagas – quase 700 internados.  

São 13 leitos desse tipo a mais do que a última sexta-feira (27) e, mesmo assim, o índice fez movimento de subida (816 leitos e 81% de ocupação, na sexta). Se compararmos ao início do mês, essa tendência de recrudescimento de casos de infecções pelo novo coronavírus fica mais expressiva. 

No dia 1º de novembro, o Estado relatava 786 leitos de UTI para pacientes com quadros suspeitos ou confirmados da Covid-19, com 76% de ocupação – quase 600 internados. Ou seja, durante este mês, houve um acréscimo de cerca de 100 novos pacientes internados em terapia intensiva com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) apenas da rede Pública de Saúde de Pernambuco.

Os hospitais privados do Recife também relatam aumento de fluxo de pacientes nas emergências e nas alas de internação, o que levou alguns a fazerem nova mobilização de leitos, além de recomendarem parcimônia nos procedimentos eletivos. Teve unidade que até suspendeu as cirurgias não emergenciais. 

Especialistas e infectologistas têm ressaltado o momento de preocupação, sobretudo pelo fato de a porcentagem de pacientes que evoluem para formas graves e que necessitam de internação em UTI ser a menor entre os infectados pelo novo coronavírus. Assim, quando esse número apresenta alta, significa uma circulação maior do vírus na localidade. 

O número de casos ativos entre as notificações oficiais da SES-PE também apresentou aumento considerável durante esse mês. No dia 1º, os dados oficiais da pasta apresentavam 9.250 pacientes com a doença em curso, enquanto, nesta segunda, são 11.800 casos ativos.

Isso reflete na taxa de contágio ou ritmo de contágio (Rt) local. No dia 1º, o indicador era 0.99. Desde o dia 8, contudo, o Rt não fica abaixo de 1. É o período mais longo, desde o final de maio, que o ritmo de contágio fica acima de 1 em Pernambuco. 

De acordo com a última atualização do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD), que vem acompanhando os indicadores da Covid-19 desde o início da pandemia, o Rt no Estado está em 1.20, ou seja, 100 pessoas transmitem o vírus para outras 120. 

Segundo o IRRD, os municípios mais afetados em Pernambuco, no momento, são Recife e Jaboatão dos Guararapes, ambos com mais de 700 casos. A última atualização dos gráficos aconteceu neste domingo (29). 

Acima de 500 casos 
Petrolina 

Acima de 400 
Paulista 

Acima de 300 
Olinda
Garanhuns 
Arcoverde
Tabira

Acima de 200
Goiana 
Camaragibe
Cabo de Santo Agostinho
Caruaru
Sertânia 
Santa Terezinha 
Afogados da Ingazeira 
Salgueiro

Por Irce Falcão da FolhaPE

Veja Também

Canhotinho-PE: C&C Ótica terá exames no dia 26/02 e traz a promoção “Sacola Premiada” – Confira!

A C&C Ótica, com lojas nas cidades de Canhotinho e Angelim, no Agreste de Pernambuco, …

Canhotinho-PE: C&C Ótica começa o ano com diversas novidades em óculos

A C&C Ótica, com lojas nas cidades de Canhotinho e Angelim, no Agreste de Pernambuco, …

Canhotinho-PE: Dia 22 tem exame de vista na C&C Ótica e com armações grátis – Confira!

A C&C Ótica, com lojas nas cidades de Canhotinho e Angelim, estará realizando exames de …

Canhotinho-PE: Black Friday da C&C Ótica traz armações a partir de R$ 19,90

A C&C Ótica, com lojas nas cidades de Canhotinho-PE e Angelim-PE, estará realizando exames de …

Canhotinho-PE: Mês dos pais tem promoção na C&C Ótica – Marque já seu exame!

A C&C Ótica estará realizando exames de vista no próximo domingo, dia 21, nas cidades …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *