sexta-feira , 26 abril 2024

Vacinação contra Covid-19 começa dia 20, confirma Pazuello

Em reunião com prefeitos de cerca de 130 municípios do Brasil, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou a data da vacinação nacional contra a Covid-19: dia 20 de janeiro. A previsão é de que 8 milhões de doses estejam disponíveis, mas a campanha ainda depende da aprovação das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

?: Tony Winston/MS

A declaração foi feita em uma videoconferência com a Frente Nacional de Prefeitos. Na última segunda-feira (11), Pazuello afirmou que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 serão enviadas para todos os estados em até quatro dias após a autorização oficial da Anvisa, anúncio esperado para o próximo domingo (17).

Duas vacinas estão aguardando liberação para uso emergencial, temporário e experimental: a Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina da AstraZeneca/Oxford, testada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Ministério da Saúde ainda trabalha com a hipótese de iniciar a campanha nacional de vacinação até o dia 10 de fevereiro.

Já o governo do estado de São Paulo confirmou que pretende iniciar sua campanha de vacinação contra a Covid-19 no próximo dia 25 – num esquema que mobilizará 77 mil profissionais de saúde e segurança. Para que essa logística possa funcionar, a Secretaria Estadual da Saúde fará um pré-cadastro com as pessoas que receberão a imunização.

Butantan e Fiocruz podem disponibilizar oito milhões de doses de vacinas nas próximas semanas.
Imagem: w1snu.com/Shutterstock

Doses importadas

Parte das doses da vacina da AstraZeneca/Oxford virá da Índia, em um voo fretado da companhia aérea Azul, previsto para decolar a partir do aeroporto dos Guararapes, no Recife, na noite desta sexta-feira (15).

A volta da aeronave ao Brasil, com dois milhões de doses do imunizante, estava marcada para o sábado (16), pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Mas uma alteração no voo da ida fez com que o retorno ainda não fosse definido.

“A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul”, diz a nota do ministério da Saúde.

Via: Folha de S. Paulo/Agência Brasil

Veja Também

Cachoeirinha-PE: Jovem atleta recebe Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores 

O atleta de Judô e Jiu-Jítsu, Thomas Alves, recebeu na última terça-feira (05/12), Moção de …

CACHOEIRINHA-PE: POLÍCIA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA MULHER SUSPEITA DE HOMICÍDIO

Crime ocorreu em Cachoeirinha no dia 21 de outubro de 2022, e a suspeita foi …

CACHOEIRINHA-PE: Prefeitura inaugura centro de acolhimento e apoio para crianças com autismo e com síndrome de down

O Prefeito do município de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, e sua comitiva, participou nesta sexta-feira (28), …

Canhotinho-PE: Ônibus de turismo tomba em Minas Gerais e deixa ao menos 32 feridos

Um acidente foi registrado na madrugada desta quarta-feira (12), na cidade de Salinas-MG. De acordo …

Canhotinho-PE: Homem é socorrido após sofrer acidente de moto na entrada da cidade

Um acidente foi registrado na noite deste sábado (08), no município de Canhotinho-PE. O motociclista, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *