quinta-feira , 25 abril 2024

Passa de 100 número de bebês e crianças na fila de UTI; Sociedade de Imunologia pede a pais e responsáveis que evitem tirar menores de casa

O número de bebês e crianças que aguardam leitos de UTI em Pernambuco aumentou, segundo uma lista enviada pelo governo ao Ministério Público (MPPE). Na terça (17), a lista de espera tinha 91 nomes. Nesta quarta (18), havia 109 menores aguardando a vaga. Diante disso, a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) pediu que pais e responsáveis evitem tirar menores de casa nos próximos dias.

Ainda de acordo com a lista desta quarta, 79 menores esperavam por leito de UTI para pacientes com doenças respiratórias graves. Na terça, esse número ficou em 62. 

Também nesta quarta, o governo de Pernambuco convocou uma entrevista coletiva para abordar o problema provocado pela alta do número de pacientes que precisam de terapia intensiva.

Secretaria de Saúde de Pernambuco anuncia abertura de novos leitos de UTI para crianças 

O secretário de Saúde, André Longo, afirmou que houve um aumento de casos de doenças respiratórias como nunca havia sido visto, com um maior grau de severidade e também com maior frequência de solicitação de leitos pediátricos.

“O número de solicitações de UTIs para crianças teve um aumento de três vezes com relação à sazonalidade do ano passado. Em 2022, registramos uma média de 50 solicitações de vagas semanais. Na semana passada chegamos a 150. Isso é algo que extrapola realmente qualquer planejamento”, afirmou.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações é que os pais e responsáveis que possam, deixem as crianças em casa nas duas próximas semanas. 

“Se for possível é melhor evitar, creches principalmente. E eu não digo apenas escolas e creches, digo festas infantis, shoppings, lugares de aglomeração. Isso porque estamos em um pico da circulação destes vírus. A gente espera que em junho estes números comecem a reduzir e desafogar o sistema de saúde”, afirmou o pediatra Eduardo Jorge da Fonseca Lima, representante da Regional Pernambuco da Sbim.

Existem 227 leitos para bebês e crianças com Srag em Pernambuco. Destes, 101 são de UTI, mas a ocupação está em 89% — Foto: Reprodução/TV Globo

Eduardo Jorge também disse que é um quantitativo de pacientes com quadros respiratórios que não era visto há muitos anos. Ela afirmou que uma das explicações é que as mães que engravidaram em 2020 e 2021 foram protegidas por conta da pandemia de Covid-19, ficando em casa, usando máscara e que, portanto, a maioria não teve infecções virais e não passou anticorpos para as crianças.

“Evidentemente não é uma causa só. Era esperado que com este retorno a normalidade houvesse aumento de caso respiratório. O que não era esperado era esse comportamento de maior gravidade. Estamos em um pico da circulação desses vírus (respiratórios). A gente espera que em junho estes vírus comecem a reduzir”, afirmou.

O pediatra lembrou da importância de lavar as mãos e lavar as narinas com soro fisiológico e afirmou que só é necessário procurar as grandes emergências pediátricas em casos mais graves. “Quando houver algum sintoma mais persistente, como febre de 3 a 5 dias e desconforto respiratório. Inicialmente, as famílias devem procurar as unidades básicas de saúde”, declarou.

VSR e rinovírus

O secretário André Longo disse que está predominando o vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até 2 anos e o rinovírus, nos meninos e meninas a partir dessa idade. E que a situação é semelhante em outros estados.

O VSR um dos principais agentes de uma infecção aguda nas vias respiratórias, que pode afetar os brônquios e os pulmões. O rinovírus é o causador do resfriado comum, capaz de desenvolver quadros infecciosos mais graves em crianças.

“Nas crianças de até 2 anos o VSR corresponde a mais de 40% dos quadros. Nas outras faixas, o rinovírus predomina”, observou.

Mais leitos e profissionais

O estado informou que aumentou o número de leitos para crianças com problemas respiratórios. Eram 56 vagas e agora são 116. O estado disse, por nota, que “deve abrir mais 80 leitos em duas semanas”.

A rede pública estadual recebeu autorização para colocar em operação, na quinta-feira (19), 30 novos leitos de UTI pediátrica. 

Eles estão distribuídos pela UPAE Goiana (10), na Zona da Mata Norte; no Hospital Regional de Palmares (10), na região da Mata Sul; e na Maternidade Brites de Albuquerque (10), em Olinda. 

Nesta quarta, saiu no Diário Oficial do estado a nomeação de 369 concursados para reforçar a rede pública estadual de Saúde.

Do total de convocados, são 72 médicos, 129 analistas em saúde (profissionais de nível superior), 166 assistentes em saúde (profissionais de nível médio), além de dois fiscais de vigilância sanitária. 

Dentre os médicos, 14 são pediatras e 46 são fisioterapeutas, que irão reforçar os plantões em unidades de referência em pediatria. 

Maria Lucinda

Também nesta quarta, a diretoria do hospital de referência Maria Lucinda, no Recife, informou que “está com sua capacidade máxima de atendimento”

A unidade disse, ainda, que a UTI está com todos os leitos ocupados, e há 14 pacientes em estado grave na emergência (sala vermelha e amarela), sendo quatro intubados

Diante disso, o plantão “está com atendimento “restrito”, para “garantir a segurança e eficiência do tratamento de todos os pacientes”.

“As autoridades competentes já foram notificadas. esperamos que a situação se normalize o mais breve possível”, acrescentou o comunicado. 

MPPE

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital instaurou uma notícia de fato, na segunda (16) para apurar a fila de espera e disse que fará uma audiência virtual com a SES-PE e o Cremepe na quinta para tratar do assunto.

Nesta quarta, o MPPE afirmou que o governo tem até a quinta (19) para explicar oficialmente o que provocou esse aumento de procura por leitos de UTI.

Por: g1.globo.com

Veja Também

Cachoeirinha-PE: Jovem atleta recebe Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores 

O atleta de Judô e Jiu-Jítsu, Thomas Alves, recebeu na última terça-feira (05/12), Moção de …

CACHOEIRINHA-PE: POLÍCIA CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA MULHER SUSPEITA DE HOMICÍDIO

Crime ocorreu em Cachoeirinha no dia 21 de outubro de 2022, e a suspeita foi …

CACHOEIRINHA-PE: Prefeitura inaugura centro de acolhimento e apoio para crianças com autismo e com síndrome de down

O Prefeito do município de Cachoeirinha, Ivaldo Almeida, e sua comitiva, participou nesta sexta-feira (28), …

Canhotinho-PE: Ônibus de turismo tomba em Minas Gerais e deixa ao menos 32 feridos

Um acidente foi registrado na madrugada desta quarta-feira (12), na cidade de Salinas-MG. De acordo …

Canhotinho-PE: Homem é socorrido após sofrer acidente de moto na entrada da cidade

Um acidente foi registrado na noite deste sábado (08), no município de Canhotinho-PE. O motociclista, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *